Blog
Uniformes Luanny
Uniformes Luanny 20 de outubro de 2023
Compartilhe:

Dress code empresarial: definindo o estilo adequado para sua marca

Apesar do termo “dress code” ser amplamente conhecido no Brasil, nem sempre é devidamente compreendido.  Então, neste texto, explicaremos o que é, a importância do dress code empresarial, os principais tipos e como escolher o mais adequado para o seu ambiente de trabalho.

dress code empresarial

O que é dress code?

A expressão “dress code” pode ser traduzida como “código de vestimenta”, um conjunto de regras ou diretrizes destinado a orientar as pessoas sobre como se vestir adequadamente para diferentes ocasiões ou ambientes.

Dress code empresarial

O dress code empresarial, por sua vez, refere-se a um conjunto de regras estabelecidas para orientar a vestimenta dos colaboradores no ambiente de trabalho. Pode envolver o fornecimento total ou parcial das peças de vestuário pela empresa, ou permitir que os funcionários escolham sua própria vestimenta. A abordagem varia de empresa para empresa, e a responsabilidade pela conformidade com essas diretrizes pode recair sobre cada indivíduo.

A Importância do dress code empresarial

Quando isso está bem definido é benéfico tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Ajuda os funcionários a se sentirem mais confortáveis e confiantes ao saberem como se vestir para o trabalho. 

Leia também:

3 motivos para começar o ano de uniforme novo e impulsionar sua marca!

O impacto do dress code na sua empresa

Um dress code empresarial claro e bem implementado contribui para a consolidação da marca, reforça a cultura organizacional e promove o bem-estar da equipe. Ao seguir diretrizes específicas, os colaboradores têm uma referência para suas escolhas de vestimenta, o que os torna mais seguros em relação à sua aparência no trabalho. Além disso, as peças de vestuário também são ferramentas de engajamento e pertencimento.

Os uniformes profissionais que fabricamos, por exemplo, reforçam o senso de orgulho e identificação dos colaboradores com a empresa. Lembre-se de que tudo na vestimenta comunica. As roupas e acessórios fazem parte da comunicação não verbal, transmitindo valores e causas da empresa antes mesmo que um colaborador pronuncie uma palavra.

Conheça os principais tipos de dress code

Empresas frequentemente estabelecem diferentes categorias. A seguir, apresentamos os principais tipos, embora existam outros.

Formal

É caracterizado por peças formais, como camisas, calças de alfaiataria, vestidos sociais, blusas e saias sociais, sapatos sociais e blazers. 

Semiformal

Se trata de uma versão mais flexível do formal. Além das peças sociais, permite blusas polo, calças jeans de lavagem escura, uma variedade maior de cores e acessórios menos formais. 

Casual

Este estilo é mais descontraído e minimalista. Permite o uso de tênis, sapatilhas e outros calçados, jeans, uma variedade de cores e camisetas de malha. 

Como definir o dress code da sua empresa

A escolha do dress code da sua empresa deve levar em consideração vários fatores:

Identidade e ideologia corporativa

Determine se seu dress code refletirá apenas o logotipo da empresa ou incorporará mensagens inspiradoras. 

Funções dos colaboradores

 Considere as funções desempenhadas pelos colaboradores ao definir o dress code. Algumas empresas optam por ter diferentes dress codes para diferentes setores. Por exemplo, equipes de vendas podem adotar um código mais formal, enquanto equipes de marketing podem aderir a um código semiformal ou casual, dependendo das necessidades e do perfil dos profissionais.

Lembre-se de que o dress code empresarial desempenha um papel importante na construção da imagem da sua empresa e na forma como os colaboradores se relacionam com ela. Portanto, escolha com sabedoria e visando criar um ambiente de trabalho que seja adequado à sua cultura corporativa e às expectativas dos seus colaboradores.

Tem dúvidas sobre dress code ou uniformes corporativos? A Luanny Uniformes, além de fabricar excelentes peças, é especialista em ler a sua empresa e oferecer exatamente o que você precisa. 

Leia também:

O que levar em conta na hora de escolher o uniforme da sua empresa?

Muito Muito Digital